Prémios Megafone
Menos de um ano depois de ter levado ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, um espectáculo de homenagem ao músico João Aguardela, a Associação Megafone traz agora novidades daquilo que então anunciou: a criação dos Prémios Megafone, que visam distinguir anualmente músicos e outras entidades cujas actividades contribuem para a vitalidade da música portuguesa de raiz tradicional.

O Espectáculo
Prémios Megafone CCB 17 Out. 21h

  A primeira edição dos Prémios Megafone tem, assim, encontro novamente marcado com o Centro Cultural de Belém (Pequeno Auditório) no dia 17 de Outubro de 2010.

Na ocasião, é entregue o Prémio Megafone Música e o Prémio Megafone Missão.

O primeiro acabará nas mãos de um projecto cuja música se inspira na tradição para inventar o futuro.

O segundo servirá para destacar o papel de uma pessoa ou organização cujo trabalho não musical contribui para a saúde da música de inspiração tradicional.

O espectáculo marcado para o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém conta com a actuação dos três nomeados ao Prémio Megafone Música e ainda de um convidado especialíssimo para uma rara apresentação ao vivo: ninguém menos do que Manuel Cruz, líder carismático de colectivos como os Ornatos Violeta, Pluto, Supernada e, mais recentemente, mentor do inspirado projecto Foge, Foge Bandido.
   
  | » | Comprar bilhete (CCB)  | » | Comprar bilhete (Fnac)
   


O Júri
Elementos do Júri


  Para a selecção dos nomeados entre os diversos inscritos - e consequente escolha dos premiados - contribuiu o júri reunido pela Associação Megafone, composto pelas seguintes personalidades:

José Mariño :: Director de programas da RDP

Luis Varatojo :: Músico

Manuel Halpern :: Jornalista do Jornal de Letras,
Visão e Expresso

Pedro Gonçalves :: Crítico de Música da Time Out

Ricardo Alexandre :: Jornalista da RDP

Rui Lage :: Escritor

Sérgio Xavier :: Radialista Rádio Universitária do Minho



   


Prémio Megafone Música
OS Nomeados

  Nomeados ao Prémio Megafone Música, e alistados a actuar na entrega dos prémios, estão os seguintes projectos:

Bandarra


BandarraO sexteto açoriano, cujos elementos vêm de muitas outras latitudes, estreou-se em 2010 com um álbum homónimo. Nele revelam a invulgar capacidade de cruzar matéria tradicional portuguesa com referências sacadas a mundos como o tango ou o ska num mundo por vezes pop. Podia ser só festa, mas os Bandarra são também gente dada a letras carregadas de intenção e ironia.

  [ Música ]
   "Um dia saio de casa" - Bandarra
  [ Links ]
  | » | Site Oficial
| » | MySpace

  Galandum Galundaina

galandumGalundaina Nascido em 1996, o quarteto transmontano serve-se do cancioneiro mirandês - e do seu delicioso dialecto - para fabricar música à qual já chamaram “música colossal portuguesa”. Os instrumentos tradicionais - das sanfonas às gaitas-de-foles, dos bombos aos adufes - são a matéria com que é feita uma riqueza carregada de futuro e espelhada em três álbuns de originais.

  [ Música ]
   "Fraile Cornudo" - Galandum Galundaina
  [ Links ]
  | » | Site Oficial
| » | MySpace

  O Experimentar Na M'Incomoda

Experimentar
Sem disco oficialmente editado, Pedro Lucas é um criador tão independente quanto surpreendente. Açoriano de inspiração, apoia-se na electrónica que se lhe oferece e na tremenda matéria tradicional que pesquisa, capta, edita e reutiliza. Burilando entre os Açores, Lisboa e Copenhaga, tem pronto um álbum que aplica samplers, sintetizadores e sequenciadores sobre trechos da tradição oral açoriana e vozes como a de Zeca Medeiros.

  [ Música ]
   "Bruma" - O Experimentar Na M'Incomoda
  [ Links ]
  | » | MySpace




Os Prémios


 

À Associação Megafone interessa, acima de tudo, dar estímulos e visibilidade a quem dedicadamente trabalha no âmbito da tradição musical portuguesa. Daí que o Prémio Megafone Música não tenha uma dimensão financeira, sendo antes resultado de uma série de iniciativas e parcerias que levarão tanto o vencedor como os restantes nomeados ao contacto com um público cada vez maior.

DIVULGAÇÃO :: com a FNAC

O Prémio Megafone Música tem, para todos os nomeados, uma primeira dimensão de divulgação que
resulta da associação da Fnac aos Prémios. Inclui, nesse sentido, uma série de:

» showcase nas lojas Fnac Chiado, Colombo e Almada

» destaque na Agenda Cultural Fnac

» destaque nos cartazes e plasmas das lojas em questão

» destaque no site culturafnac

» presença nas newsletters enviadas para a imprensa especializada e para clientes Fnac

» exposição dos seus discos com destaque “Prémio Megafone / João Aguardela” na secção de música portuguesa

» destaque em anúncio da Agenda Cultural Fnac no suplemento Ípsilon do Público

DIVULGAÇÃO :: com a REPHASE

Além da presença no universo Fnac, os nomeados para o Prémio Megafone Música beneficiarão de uma oferta da Music2Mobile, uma empresa nacional emergente.

Concretamente, os projectos terão acesso privilegiado à distribuição da sua música para telemóvel, mercado habitualmente inacessível a artistas independentes ou de editoras de pequena dimensão.

IMAGEM :: com a RESTART


O artista ou grupo vencedor recebe igualmente um prémio na vertente de Imagem. Trata-se, em conluio com a Restart, da produção integral de um vídeo de um dos seus temas.

O Troféu Físico e Simbólico

Quanto ao troféu físico e simbólico, que qualquer cerimónia de prémios que se preze deve ter, os Prémios Megafone têm para os vencedores – Música e Missão – um objecto inédito, raro e limitadíssimo.

Nada menos do que um LP em vinil, fabricado para a ocasião, que compila cerca de uma dezena de temas representativos de João Aguardela enquanto mentor do projecto Megafone.

   


O Megafone Compilado
Obra Completa – Megafone I a Megafone IV

 

Para assinalar a primeira edição dos Prémios Megafone, mas sobretudo para levar a mais pessoas a obra musical do Megafone, os quatro discos gravados por João Aguardela sob essa designação serão pela primeira vez reunidos.

Megafone I    Megafone II    Megafne III    Megafone IV

A caixa com essa Obra Completa – Megafone I a Megafone IV – é uma edição exclusiva da Fnac e limitada a 500 exemplares.

  | » | Comprar
   

Os Parceiros


 

A actividade da Associação Megafone, agora materializada nas novidades aqui anunciadas, resultam também da colaboração de pessoas e entidades que se assumem verdadeiramente como parceiros.

São eles, com o devido agradecimento:

Parceiros 2010

 



CML fnac CCB restart antena 3 roadies puro audio Radar dos Sons lapa hipnose arlindo silva